terça-feira, 18 de agosto de 2009

Eclipse II

E a curiosidade respondeu-me isto...
"Na Mitologia Egípcia, os ciclos da Lua representam a luta entre os deuses Seth e Horus, a eterna batalha entre a Luz e as Trevas, entre a Ordem e o Caos.
Para os iniciados nos Mistérios do Antigo Egito, os movimentos dos planetas constituem autênticas cátedras, verdadeiros ensinamentos espirituais dispostos no Cosmos pela Divindade. Através do que os gnósticos chamam de Dialética da Consciência é possível aprender com a posição e movimento das orbes do espaço, ou seja, aprender diretamente da Natureza.
O Eclipse Lunar é representado na Mitologia Egípcia pelo acontecimento em que, durante a batalha pela sucessão de Osíris, Seth rouba o Olho Lunar de seu irmão Horus. É então que Thoth, deus da sabedoria, procura e encontra na escuridão o Olho, e o coloca no firmamento para voltar a refletir a luz solar.
O eclipse ensina ao aspirantes do caminho iniciático que o domínio sobre si mesmo exige tanto que se trabalhe para desenvolver valores positivos (simbolizados por Horus) quanto que se realize um esforço para dominar os instintos animais (simbolizados por Seth) através da sabedoria (simbolizada por Thoth)."

Nenhum comentário: