terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Diferença

Ela existe e, de modo nenhum, é subtil. A enorme diferença entre o que desejas e o que queres. Vamos colocar as duas situações como Desejar – aquilo que mais desejas num determinado momento; e Querer – aquilo que sabes que precisas para continuares no teu caminho. A maioria das vezes caímos no pequeno grande erro de acharmos que querer e desejar são a mesma coisa … não são decididamente e hoje sei-o. A prová-lo existem pequenos pormenores que alguém em tempos escreveu, vamos a uma canção dos Rolling Stones “You can't always get what you want / But if you try sometimes you might find / You get what you need” ou da mão de Jeanne Vietinghoff “ Acredita na eficácia da morte do que queres para participares do triunfo do que deve ser.”.
Dou por mim a perguntar-me como pude acreditar durante tanto tempo que desejar e querer eram uma e só coisa … sorrio quando me dou conta das muitas pedras que já plantei ou permiti que plantassem no meu caminho única e exclusivamente por causa disso Hoje sorrio perante elas, não as mudava, fazem parte da pessoa que hoje sou, não sei quem seria sem essas vivências, mas sei que a confusão entre querer e desejar nos podem levar a caminhos … não posso dizer que não foram bonitos mas são com certeza caminhos que sempre me transportaram para os meus limites.
Não me vou mentir, o desejo continua a existir dentro de mim, e ainda bem. A vontade de lhe ceder é por vezes maior do que o que quero, por vezes ainda cedo perante os seus caprichos, não tenho pena, faz parte de mim viver esses momentos … a felicidade de descobrir a diferença entre estas duas palavras / sentimentos reside apenas no não viver ao sabor dos desejos, reside no facto de apenas ceder perante aqueles que realmente valem apena serem vividos … e isso torna-os tão mais especiais.
Confesso, ergo o copo a esses momentos mas sei agora que o dispersar de energias apenas no que desejamos nos pode fazer gastar as energias que necessitamos para obtermos o que queremos.

Nenhum comentário: